É seguro investir no Tesouro Direto?

É seguro investir no Tesouro Direto? É uma perguntas se fazem quando estão procurando alguma área de investimento. Mas existe dois pontos a se analisar quando se procurar uma área para investir o seu dinheiro.

O primeiro é o risco de crédito.

O risco de crédito é o risco de não receber o seu dinheiro de volta, isso pode acontecer em qualquer aplicação financeira seja de maior ou menor grau. Quanto mais agressiva o tipo de aplicação maior o risco de crédito.

No sentido literal isso quer dizer que todas as vezes que nosso dinheiro sai do  nosso bolso e depositamos esse dinheiro na confiança de outras pessoas. Corremos o risco dessa pessoas ou instituição não nos pagar.

Por isso é interessante ter muita cautela a realizar essas operações, e escolher o tipo de investimento que vamos fazer.

O segundo é o risco de aplicação.

O segundo risco o que chamado risco de aplicação é o risco de não escolher direito a forma de aplicação que vamos fazer. E por conta de instabilidade de mercado essa aplicação financeira não nos render juros, Ou pior chagarmos a perder nosso dinheiro.

Qual o melhor investimento?

Então pensando nisso temos que pensar o seguinte qual o credor hoje que tem o menor risco de crédito? Essa é a primeira que você deve se fazer. E sem dúvida vai chegar a conclusão que é o Tesouro Direto.

Investir em títulos públicos é a melhor opção quando pensamos em risco de crédito, por que nesse caso você vai estar emprestando dinheiro para o maior agente. O próprio Governo Federal pois é o agente regulador da econômica.

Pense no seguinte.

  • Você conhece alguém que não recebeu sua aposentadoria;
  • Conhece alguém que não recebeu sua pensão;
  • Ou alguém que tendo o direito não recebeu seu FGTS;

Isso é prova suficiente para você saber que investir no Tesouro Direto é uma opção segura de investimento. Não faz sentido ninguém investir em bancos eu em ações que é um investimento de alto risco.

Quando você investe em ações você esta investindo na empresa de alguém e seu dinheiro está na mão dessa pessoa, se ela quebrar você perde seu dinheiro.

O mesmo quando pensamos em investimento em títulos e ativos de bancos que tem um risco muito superior do que o tesouro direto. Quem tem maior potência financeiro o banco ou o Brasil!

Então não tem risco investir no Tesouro Direto?

investir-no-tesouro-direto

Quando falamos em risco aplicação, nesse caso você pode até ter prejuízos se não souber escolher o título certo. Mas o risco na verdade não é de perder dinheiro e sim de ganhar menos do na verdade pode ganhar com seu investimento.

Então por isso é muito importante que você tenha certeza do que esta fazendo e conhecer todas as opções de títulos que temos para escolher.

Saber exatamente quando título e indicado para seu perfil de investimento e saber qual o título é indicado para sua finalidade. Se é de curto, médio ou longo prazo.

O tesouro direto é a melhor opção para quer se aposentar com mais segurança, pois seus resultados são melhor a longo prazo, mas podem dar excelentes resultados a curto prazo como você pode ver nesse vídeo de Victório Amoedo, onde ele mostrar que conseguiu rendimentos de 60% ano investindo no Tesouro.

Então é seguro investir no tesouro direto, você pode ficar tranquilo quando a isso só precisa entender bem  que está fazendo para não ter o risco de ganhar menos, acesse Tesouro Direto Simplificado para ter mais informações sobre como investir sem riscos e surpresas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 + 5 =